Ações socioambientais vão marcar o Sol Sertões Kitesurf 2025

A hora de ganhar o litoral do Ceará para a quinta edição do Sol Sertões Kitesurf se aproxima. Entre os dias 22 e 25, quase duas centenas de velejadores do Brasil e do exterior encaram um percurso que os levará de Fortim à Praia do Preá, em Cruz – uma das regiões mais propícias para a prática do esporte em todo o mundo. Para além da competição e da oportunidade de desafiar os próprios limites em meio a belas paisagens, o evento mais uma vez levará consigo a preocupação com as pessoas, o ambiente e a sustentabilidade, através de um conjunto de ações socioambientais desenvolvidas sob o guarda-chuva do Instituto Sertões.


SAS Brasil

Entre os dias 20 e 24 de outubro, a SAS Brasil realizará mais uma edição da Expedição Sertões Kitesurf, levando saúde especializada, tecnologia e impacto social a comunidades do litoral oeste do Ceará. A ação percorrerá as cidades de Itarema (20 e 21), Acaraú (22 e 23) e Cruz (24), com uma meta de 6 mil atendimentos em cinco dias de operação, nas especialidades de Oftalmologia Pediátrica, Dermatologia, Neurologia, Ginecologia, Psicologia, Endocrinologia e Pediatria. A iniciativa reunirá mais de 50 voluntários, entre profissionais de saúde, especialistas e equipe técnica. 

A SAS Brasil conta, na região, com Unidades de Telessaúde Avançada (UTA), que seguirão ativas após as ações da Expedição. 

Expedição Sertões Kitesurf 2025
20 a 24 de outubro de 2024


Horário dos atendimentos: das 8h às 17h


Itarema (20 e 21/10) – Prefeitura Municipal de Itarema, Praça Nossa Senhora de Fátima, 48, Centro

Acaraú (22 e 23/10) – USF Paulo VI: Rua SDO, 329, Caiçara

Cruz (24/10) – UBSF Francisco Dias dos Santos (Preá): Av. Francisco Xavier Chaves, 756 – Caiçara.


Distribuição de filtros 

Pela primeira vez o Sol Sertões Kitesurf será palco de uma ação já tradicional do Sertões (Motorsport): a distribuição de filtros a comunidades de localidades sem acesso à água tratada. Uma iniciativa da Conasa, em parceria com a Hidrodomi. A ideia de desenvolver o filtro Conágua surgiu em 2021 quando Mário Marcondes, CEO da Conasa teve contato direto com a realidade de quem não conta diretamente com um bem precioso e fundamental à vida. Após um problema em seu carro durante o Sertões daquele ano, no interior do Piauí, ele se deparou com a dificuldade de acesso das comunidades locais à água de qualidade e decidiu ir em busca de uma solução simples e acessível. Feito com componentes de baixo custo e facilmente encontrados, o Conágua pode ser replicado de forma simples, o que permite ampliar o alcance da iniciativa.

23/10 – Cumbuco (ONG Juvenil Kite Cumbuco) – 14h
24/10 – Comunidade Quilombola do Beija Bode (Trairi) – 9h30 


Educação ambiental

Também em parceria com a Conasa estão programadas duas ações de educação ambiental em escolas de municípios do roteiro do Sol Sertões Kitesurf. Na Escola Comunitária da Barra, em Fortim, haverá a implantação de uma horta pedagógica, com orientação aos alunos sobre seus cuidados e manuseio, além de palestra e oficina para a criação de instrumentos musicais usando materiais reciclados. Já os alunos da Emef Henrique de Azevedo, em Trairi, acompanharão palestra e participarão igualmente de oficina com materiais recicláveis, além de receber catadores da Cooperativa Sol Nascente para apresentar o que fazem e a importância de colocar o lixo no local correto .

22/10 – Fortim 
–  Ação de implantação de Horta Pedagógica, palestra e oficina de criação de instrumentos musicais com materiais reciclados na Escola Comunitária da Barra – 7h30 às 10h30

24/10 – Trairi 
 – Palestra ambiental e participação da Associação e cooperativa Sol Nascente e oficina com materiais recicláveis – Emef Henrique de Azevedo – 13h às 15h30 

Limpeza de praias

Pelo segundo ano consecutivo, uma parceria com a HStern vai propiciar a limpeza de praias ao longo do roteiro do Sol Sertões Kitesurf. Desta vez, a ação ficará a cargo de jovens e adultos que integram o Projeto Agente Jovem Ambiental (AJA) da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Além do recolhimento de resíduos propriamente dito, o objetivo é despertar a consciência para a preservação da faixa litorânea e o impacto que o material deixado na areia pode ter no futuro dos oceanos e do planeta.

23/10 – Praia do Futuro (Fortaleza) – 8h
24/10 – Praia de Guajiru (Trairi) – 8h


Gestão de resíduos

Como nas demais verticais do Sertões (Motorsport e Mountain Bike), o Sol Sertões Kitesurf contará com a gestão sustentável dos resíduos. Nas Vilas Kite de Fortim, Fortaleza, Trairi, Amontada e Cruz (Preá) haverá coletores com separação entre materiais orgânicos e recicláveis. A triagem e a destinação correta dos recicláveis será realizada por catadores de cooperativas locais. Além disso, serão instalados coletores de bitucas de cigarro da Poiato Recicla. Após  um processo de higienização e descontaminação, o material recolhido será transformado em massa celulósica, doada para instituições sociais, que a transformam em artesanatos e brindes corporativos.

Concurso de Artes 

Com o tema “Conhecer o passado para criar o futuro”, estudantes do Ensino Fundamental da rede pública são chamados a se expressar através de desenhos e redações. Ao revisitar suas raízes (e as dos locais em que vivem) e sua importância para o que vem pela frente, eles têm a chance de refletir sobre a preservação do ambiente e os desafios para garantir o sucesso das futuras gerações. Os melhores são premiados com brindes e troféus e têm a chance de conhecer a Vila Kite e o Sol Sertões Kitesurf de perto.

25/10 – Preá (Cruz)

Carbono neutro

Todas as emissões de carbono relativas ao Sol Sertões Kitesurf serão compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono, que serão direcionados para projetos de conservação e regeneração nos biomas brasileiros. Essa iniciativa tem o apoio da Pontos Ecoa by Prospera e Greener Tokens, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização dos ecossistemas locais.


Desafios Sol Sertões Kitesurf

Nos meses que antecederam a quinta edição do Sol Sertões Kitesurf foram realizados oito desafios classificatórios (nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste) que valeram aos campeões, no masculino e no feminino, a inscrição gratuita na prova. A ideia foi favorecer a participação de atletas de menor poder aquisitivo e/ou integrantes de projetos sociais, além de revelações do esporte.

Aspas

Leonora Guedes Vieira, CEO Sertões


“As três verticais esportivas do Sertões – Kitesurf, Motorsport e Mountain Bike -; têm como palco a natureza e os múltiplos espaços do Brasil, com suas realidades distintas, o que nos permite constatar como ainda há muito a ser feito pelas pessoas e pelo meio em que vivem. Queremos ser agentes de transformação social levantando a bandeira da sustentabilidade e proporcionando um legado concreto às regiões que atravessamos através de ações muitas vezes simples, mas extremamente necessárias”.