Atenção ao meio ambiente marca segundo dia do Sol Sertões Kitesurf

O segundo dia do Sol Sertões Kitesurf não foi apenas de competição. Antes que os velejadores entrassem na água para a largada, nesta quinta-feira (23), a Praia do Futuro, conhecido destino turístico de Fortaleza, foi o palco de um momento de cuidado com o ambiente e de conscientização sobre a importância de preservá-lo para o futuro das próximas gerações. Uma preocupação que se estende às duas outras vertentes do Sertões: o motorsport (Rally) e o mountain bike, através do Instituto Sertões.

Um grupo de 19 jovens e adultos integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), mantido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) fez a coleta de resíduos de uma faixa da praia. Uma ação tornada possível graças à parceria da HStern.

Selecionados através de edital, os meninos e meninas se originam da rede pública de ensino e têm de estar vinculados ao CadÚnico. Entre suas missões está a de serem multiplicadores do que aprendem junto às suas comunidades.

“Nós buscamos despertar nas pessoas o sentimento de preservar, o que não é apenas manter, mas também limpar. É muito prazeroso estarmos aqui, agradeço ao Sertões Kitesurf pela oportunidade”, destaca Dyogo Sales, coordenador regional do AJA.

A ação se repetirá nesta sexta-feira na Praia do Guajiru, em Trairi, de onde os atletas largam rumo a Icaraizinho de Amontada. O mutirão de limpeza de praias é uma das várias iniciativas socioambientais que integram a programação do Sol Sertões Kitesurf.