Descubra Amontada

Situada a 200 quilômetros de Fortaleza, no litoral Oeste, Amontada é uma cidade jovem. Fundada em 1985, completa este ano quatro décadas de emancipação e tem no turismo sua principal força. Procuradas não só para a prática do Kitesurf, mas também para descanso e passeios de buggy, bicicleta (fat bike) e quadriciclo, suas praias ganharam em estrutura, com boas opções de hospedagem e gastronomia.

Como chegar

Praticamente na metade do caminho entre Fortaleza e Jericoacoara, Amontada tem como referências os respectivos aeroportos (FOR e JJD). Por via terrestre, a CE-085 é o principal acesso – liga a cidade à capital cearense, que conta com vários horários de ônibus partindo de seu Terminal Rodoviário.

Onde ficar

Amontada oferece opções variadas de hospedagem que vão das pousadas rústicas a hoteis charmosos. Boa parte deles junto ao mar, na charmosa Icaraizinho e na Praia de Moitas.

O que comer

Aqui também não faltam opções, especialmente quando se fala de peixes e frutos do mar. As receitas tradicionais da gastronomia cearense ganham a companhia de releituras pelas mãos de chefs. Vale aproveitar ainda as barracas a beira-mar, com petiscos e bebidas geladas.

O que fazer

Icaraizinho de Amontada

Areias douradas e águas cristalinas trazem a combinação perfeita para quem busca relaxar em meio a um belo visual. Icaraí (que ganhou o diminutivo carinhoso) também oferece condições ideais para a prática do Kitesurf. A antiga vila de pescadores hoje conta com várias opções de hoteis, pousadas e restaurantes.

Praia de Moitas

Moitas também nasceu como vilarejo de pescadores e mantém um clima rústico. Em seu entorno se destacam as falésias coloridas. Além disso, é possível passear pelo Rio Aracatiaçu e seus canais, por entre manguezais. Um deles ganhou o sugestivo nome de “Túnel do Amor”.

Praia de Caetanos

Deserta, Caetanos convida ao descanso e a recarregar as energias. A região brinda o visitante com a beleza dos “Lençóis Cearenses”, uma imensidão de dunas que é um dos tesouros naturais do estado.