Descubra Fortaleza
Sol, mar, um povo hospitaleiro e inúmeras opções turísticas e gastronômicas. Não é por acaso que Fortaleza se transformou em um dos principais destinos do litoral brasileiro, atraindo visitantes de várias partes do mundo. A capital do Ceará é uma cidade vibrante, com muito a descobrir. E o ponto de partida para uma costa repleta de belas paisagens e locais icônicos.

A história da cidade se iniciou no século XVII, com a primeira ocupação portuguesa. A região se tornou palco de disputa com os holandeses que, em 1649, se estabeleceram com a construção do Forte de Schoonenborch. Os invasores foram expulsos e as instalações de defesa rebatizadas para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. O que originou o nome do povoamento, que se tornou vila em 1726 (se aproxima de seu tricentenário) e cidade em 1822. Atualmente, Fortaleza tem 2,43 milhões de habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.
Como chegar
O Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR) conta com ligações para as principais capitais do país. Além disso, conecta a cidade aos Estados Unidos e à Europa (Fortaleza é a capital brasileira mais próxima do continente).
Do Terminal Rodoviário (Avenida Borges de Melo, 1.630) saem ônibus para todo o estado; as principais cidades nordestinas e das demais regiões nacionais. O acesso terrestre é feito através das BRs 116 (que começa na cidade e se estende até Porto Alegre); 020 (rumo a Brasília) e 222 (atravessa Piauí e Maranhão e termina em Marabá-PA).
Onde ficar
Fortaleza conta com ampla rede hoteleira e opções para todos os gostos e orçamentos. As praias de Iracema / Meireles e do Futuro concentram o maior número de hotéis, com a vista para o mar como atrativo extra. Também é possível ficar nas cidades do entorno, como Aquiraz, onde está o Beach Park, e Caucaia (Cumbuco).
O que comer
Peixes e frutos do mar são um dos destaques da gastronomia cearense – pratos com lagosta, caranguejo e camarão pescados na região são ótimas indicações para o visitante. E não há como realmente conhecer Fortaleza sem experimentar o Baião de Dois, feito com arroz, feijão-de-corda, e queijo coalho. Além disso, cuscuz e tapioca estão presentes no café da manhã dos hoteis (e no cotidiano dos cearenses). Vale ainda abastecer a despensa com a Castanha de Caju, na versão tradicional ou doce, com mel e gergelim.
O que fazer
Praias
A orla de Fortaleza proporciona variadas opções de programas. Vale conferir o pôr do sol na Praia de Iracema (batizada em homenagem à personagem do livro de mesmo nome, de José de Alencar) e visitar sua feira de artesanato; curtir a estrutura das barracas montadas na Praia do Futuro (foto), além de fazer um passeio de jangada. As praias urbanas, por muito tempo impróprias para banho, recuperaram a balneabilidade.

Dragão do Mar
Inaugurado em 1999 em uma antiga área portuária de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o mais importante espaço cultural do Ceará. Seu nome homenageia a jangada com que Francisco José do Nascimento liderou o movimento popular abolicionista no estado.

Abriga o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o Planetário Rubens de Azevedo, o Teatro Dragão do Mar e o Cinema do Dragão, além de espaços como a Biblioteca Leonilson de Artes Visuais, o Anfiteatro Sérgio Motta, a Multigaleria, o Auditório e a Arena Dragão do Mar. Em seu espaço há ainda cafés, livrarias e lojas de artesanato. Seu entorno conta com várias boas opções de restaurantes.
Mercado Central
“Maior mercado de artesanato do Brasil”. Assim é conhecido o Mercado Central, e não sem motivo. Afinal, são mais de 600 lojas oferecendo diferentes opções de produtos artesanais, de bordados a redes, passando por vestuário, esculturas e entalhes, artigos em couro, castanhas e doces típicos.

Feira de Iracema
A Feira de Artesanato montada diariamente à beira-mar na Praia de Iracema também é uma boa pedida para quem busca por produtos e criações regionais.