Fortaleza perto de receber pela primeira vez o Sol Sertões Kitesurf
Preparativos a todo o vapor para a quinta edição do Sol Sertões Kitesurf, maior rally da modalidade no planeta. Entre os próximos dias 22 e 25, velejadores do Brasil e do exterior vão encarar um percurso dividido em quatro etapas que ligarão Fortim, na Costa do Sol Nascente, à Praia do Preá, em Cruz. A principal novidade para 2025 é a presença de Fortaleza neste roteiro. A Praia do Futuro será o ponto final da primeira etapa e o local de largada para a segunda, que terá como destino Trairi.
A Vila Kite, espaço que reúne os atletas e suas equipes de apoio, com ativações de patrocinadores; loja com produtos Sertões e outras atrações, estará montada na P5 Kite House. Com livre acesso, o público poderá conhecer melhor o esporte e seus destaques, além de testemunhar todo o colorido proporcionado pelas velas em formato de pipa em meio a uma região já conhecida por sua beleza.
Entre as quase duas centenas de atletas inscritos, não faltam grandes nomes do Kitesurf. Caso do maranhense Bruno Lobo que, no ano passado, foi o representante brasileiro na estreia do esporte nos Jogos Olímpicos, com uma positiva sétima posição. O Ceará também conta com um esquadrão de respeito. Carlos Mário “Bebê” é pentacampeão mundial de Freestyle. Yaron Moura foi o vencedor do Sol Sertões Kitesurf 2024 na categoria Pro e Pedro Morais traz a força da nova geração. Com 15 anos, o velejador do Cumbuco acaba de se tornar, na Espanha, campeão mundial sub-16, também no Freestyle. Outra atração é o multiesportista e apresentador Fernando Fernandes, que escolheu a Taíba como refúgio e tem no Kite uma grande paixão.
No feminino, olho em Gabi Reynard, paulista de nascimento, mas radicada no Preá, onde se sagrou há um ano bicampeã do Sol Sertões Kitesurf. E na piauiense Cristielly da Silva Lopes, que desponta como realidade do esporte, revelada a partir de um projeto social.
Espetáculo
O início da terceira etapa do Sol Sertões Kitesurf, no dia 23 (quinta-feira), proporcionará belas imagens ao longo da beira-mar de Fortaleza. A partir da Praia do Futuro, os velejadores passarão por outros cartões-postais da cidade, como a Barra do Ceará, Meireles e Iracema, sempre a pouca distância da faixa de areia. Nesta última, as proximidades do Espigão da João Cordeiro funcionarão como uma “arquibancada natural” para o público prestigiar o evento e celebrar o espetáculo do kitesurf no coração de capital. Uma oportunidade para acompanhar toda a técnica e beleza do esporte, que tem no Ceará um de seus principais destinos internacionais.
O Sol Sertões Kitesurf tem a realização do Instituto Sertões e é promovido pelo Sertões, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel). Conta com a chancela da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), integrando o calendário oficial de ambas as entidades. E valerá pelos campeonatos brasileiros de Rally Cross e TT Race.