Pioneirismo e emoção no litoral

Em 2021, a organização do maior rally das Américas ampliou sua atuação e se transformou numa plataforma de esportes de aventura. Lançou um desafio inédito nas águas: o Sertões Kitesurf, primeiro evento de kite em formato de travessia de longa distância, de 8 a 14/10/2021.

A primeira edição da competição inédita no mundo contou com 500 Km de percurso total. Uma prova de resistência com cinco etapas, que levou os velejadores de São Miguel do Gostoso/Touros (RN) até a Praia do Preá – Cruz (CE), um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, e contou com várias feras da modalidade.

Os competidores foram divididos nas categorias: Elite, Adventure e Master (masculino e feminino) e a disputa foi inspirada no rally de velocidade:  o menor tempo da somatória dos cinco dias sagrou-se campeão. Em cada cidade os competidores ficaram em acampamentos montados pela organização.

Em 2022, a segunda edição ganhou um “title sponsor” e passou a se chamar XP Sertões Kitesurf, realizada de 1 a 6/11/2022 . Trouxe novidades: roteiro de 440km em cinco dias de velejo, partindo do Cumbuco, em Caucaia (Grande Fortaleza) rumo a Barra Grande (PI). O grande desafio dessa edição foi a inclusão de alguns trechos de upwind (velejo  contra o vento). Outra novidade foi a logística: liberação de hospedagem, proporcionando incremento à economia das pequenas cidades; e de equipes de apoio próprio para os competidores. O número de categorias cresceu. Foram incluídas a Gran Master e Pro Junior.

A missão do Sertões, de promover destinos fascinantes do Brasil pelas lentes do esporte foi cumprida e as imagens de paisagens e experiências deixaram saudades aos participantes.

O roteiro do XP Sertões Kitesurf 2023 se concentrou no Ceará, com largada no Cumbuco e término em Camocim. A terceira edição trouxe ao Brasil velejadores de outros sete países, com destaque para o dominicano Deury Corniel, campeão Mundial Júnior e dos Jogos Olímpicos da Juventude, a britânica Hannah Whiteley, campeã mundial na Speed e o francês Theo Demanez.

A novidade foi a estreia da categoria Wing Pro (Foil). Ao longo dos cinco dias de prova, os kitesurfers das categorias Pro e Elite velejaram 460km. Pro Jr., Adventure, Master e Gran Master encararam cerca de 330km. Atravessando locais de rara beleza como a Ilha do Guajiru. Os trechos em upwind foram mais uma vez um desafio para os participantes.

Em sua quarta edição, o Sol Sertões Kitesurf largou pela primeira vez de uma cidade do Litoral Leste do Ceará, com um roteiro novamente concentrado no estado. A Praia do Canto da Barra, junto à foz do Rio Jaguaribe, em Fortim, proporcionou o cenário perfeito para a primeira das quatro etapas da competição.

Os atletas das categorias Pro, Pro Business e Elite tiveram pela frente 400 quilômetros, com trechos em upwind. Já Adventure, Master, Gran Master e Pro Jr. velejaram 252 km, sempre a favor do vento. A Wing mais uma vez se fez presente. Como em 2021, o Preá, em Cruz, foi o palco da consagração dos campeões. Outra novidade foi a programação com festas temáticas ao fim das etapas para integrar os atletas em um clima descontraído. Rivalidade e competição, apenas dentro d’água.