Projeto socioambiental do Sertões é finalista do Prêmio Braztoa de sustentabilidade

Mais um reconhecimento importante à dimensão socioambiental do Sertões, presente de forma marcante em suas três verticais (Rally, Mountain Bike e Kitesurf). O Hub Sertões Sustentável – nosso Palco é o Brasil–; projeto que reúne ações socioambientais mantido pelo Instituto Sertões, é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, na categoria Governança.

O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do turismo responsável, promover boas práticas e criar um ambiente favorável à evolução do setor.

Nesta que é a 12ª edição foram inscritos 109 projetos de 19 estados e do Distrito Federal. Do total, 56 passaram à segunda fase para que fossem escolhidos os 30 finalistas. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de dezembro em Belém (PA) que, dias antes, terá recebido a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O Hub Sustentável – nosso Palco é o Brasil

Através de várias frentes, o Sertões atua para proporcionar um legado socioambiental concreto; garantir a preservação dos diferentes cenários em que se desenrolam seus eventos e educar as futuras gerações.

Ações como a gestão de resíduos que inclui não só a coleta de resíduos recicláveis e sua destinação correta em todos os eventos da plataforma, mas também (no caso do rally) o recolhimento do óleo lubrificante descartado dos veículos de competição e do óleo de cozinha usado pelas equipes para transformação e reaproveitamento, respectivamente, como óleo comercial e sabão. No Sol Sertões Kitesurf, uma iniciativa em parceria com a HStern foi responsável pela retirada de seis toneladas de rejeitos do litoral cearense.

Além disso, palestras de educação ambiental; a criação de hortas pedagógicas em escolas públicas e oficinas para criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis também integram o Hub Sustentável. E como uma das premissas do ESG, todos os eventos realizados pelo Sertões têm as emissões de carbono neutralizadas.

A preocupação com as pessoas e seu futuro também se manifesta através dos atendimentos de saúde da SAS Brasil, organização social nascida no rally e que se tornou referência nacional e internacional em telemedicina. Ou no Concurso de Artes, que convida estudantes do Ensino Fundamental a se manifestarem, em desenhos ou redações, sobre temas ligados à sustentabilidade e ao mundo em que vivem. O Projeto Carência Menstrual age para atenuar uma triste realidade: a das meninas e mulheres que têm a educação e a vida prejudicados pela falta de absorventes.

Outro problema que ainda persiste nos destinos por onde o Sertões passa é a falta de água tratada e saneamento básico -; que está sendo mitigado em parceria com a Conasa Infraestrutura por meio da doação de filtros de água de baixo custo (e da orientação às comunidades para replicá-los) e estações de tratamento de água a escolas.

Fernanda Hummel, Head de Sustentabilidade e Turismo do Sertões, comemora a indicação e reafirma a importância das ações socioambientais como parte do calendário de eventos.“Ser finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reforça o compromisso do Sertões, enquanto plataforma de esportes e aventura ao ar livre, em transformar cada evento em um legado duradouro para as pessoas e para o meio ambiente. Esse reconhecimento nos inspira a ampliar continuamente o impacto positivo nas comunidades e nos destinos turísticos por onde passamos.”