Sol Sertões Kitesurf 2025
O Sol Sertões Kitesurf chega em 2025 à sua quinta edição. De 22 a 25 de outubro, o litoral do Ceará volta a receber o maior rally da modalidade no planeta. A partir de Fortim (Jaguaribe Lodge & Kite), os inscritos seguirão no primeiro dia rumo à Praia do Futuro, em Fortaleza (P5 Kite House).
Da capital cearense, o destino será a Praia de Guajiru, em Trairi, com chegada e Vila Kite montada no Zorah Beach. A penúltima etapa terá como destino Icaraizinho de Amontada (Casa Janjão), que volta a integrar o roteiro após ser parte da primeira edição. Mais uma vez os campeões serão conhecidos no Preá, em Cruz, considerado um dos principais destinos para a prática do esporte. A Casa Luna marcará o fim do desafio e será o palco da premiação dos melhores.

Calendário oficial
Neste ano, o Sol Sertões Kitesurf passa a integrar os calendários oficiais da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), com validade pelo Circuito Brasileiro de Kitesurf (TT Race), além de oferecer aos vencedores o título brasileiro na modalidade Rally Cross.
Os atletas das categorias Pro, Elite e Open farão um percurso mais extenso, que, para as duas primeiras, incluirá trechos em upwind (velejo contra o vento). Já os inscritos nas categorias Adventure, Master, Gran Master e Pro Jr. terão pela frente uma quilometragem menor, sempre a favor do vento (downwind). Mais uma vez, a categoria Wing Pro também marcará presença. A novidade é a premiação por equipes.
Além disso, a categoria Experience traz a oportunidade de participar a quem não quer competir ou não se considera preparado para o desafio completo. Aqui, a ideia é velejar de forma relaxada, com toda a segurança. Desta forma, desafio e diversão estarão mais uma vez garantidos, qualquer que seja o nível técnico e de condicionamento físico.

Os inscritos contarão mais uma vez com o suporte do time de acompanhamento e resgate que se tornou um dos diferenciais da prova. Uma equipe que se divide em dois grupos, sempre comboiando os velejadores. As motos aquáticas são conduzidas por profissionais com grande experiência inclusive em ondas grandes e no alto mar. Para as intervenções mais próximas à terra, ou em regiões com pedras e corais, entra em ação um grupo de kitesurfistas de grande conhecimento técnico – atuam habitualmente como instrutores. Juntos, eles criam um verdadeiro ‘cinturão de segurança’ em torno da flotilha.

Categorias
Pro – Atletas de alta performance que são ranqueados em campeonatos brasileiros ou mundiais. Fazem o percurso completo: Downwind e Upwind.
Todos aqueles que competiram na pro em edições passadas.
Elite – Velejadores experientes que participam ou nao de campeonatos, porém não trabalham com kitesurf e wing, não tendo o esporte como sua profissão e que desejam fazer o percurso completo: Downwind e Upwind.
Open – Atletas ranqueados em campeonatos brasileiros ou mundiais, instrutores e profissionais de Kitesurf experientes que desejam fazer apenas Downwind.
Adventure – Velejadores que querem fazer apenas o Downwind.
Master – Velejadores acima de 45 anos e fazem apenas o Downwind.
Gran Master – Velejadores acima de 55 anos e fazem apenas o Downwind.
Wing Pro – Atletas ranqueados em campeonatos brasileiros ou mundiais e velejadores de Wingfoil e fazem apenas Downwind.
Pro Junior – Velejadores ranqueados em campeonatos brasileiros ou mundiais abaixo de 18 anos com seus respectivos tutores e que fazem apenas Downwind. (Dispensa de tutores para atletas da Pro Junior está sujeito a avaliação técnica).
Experience – Velejadores que farão apenas uma etapa e apenas Downwind.
AVISO DE REGATA SOL SERTÕES KITESURF 2025
Confira como foi o Sol Sertões Kitesurf 2024 nas imagens do filme oficial “O vento é o que nos une”.